quinta-feira, 13 de maio de 2010

No dia 18 de Maio, devemos comemorar mais um Dia Nacional da Luta AntiManicomial no Brasil.

A Reforma Psiquiátrica, mais conhecida como Luta AntiManicomial teve início no Brasil em 1987 em Bauru e tem por objetivo uma sociedade mais justa, onde os direitos humanos são a base, e nesta, todos tem direitos de viver em liberdade e com qualidade.

Um grande marco da Luta Antimanicomial foi a criacao da Lei do Paulo Delgado, Lei 10216 de 2001, que visa a reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, que antes se concentra em instituições hospitalares para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em Unidades de Serviço comunitários e abertos.

Nestes anos, em que há uma Luta AntiManicomial consciente e aberta, o conceito da Loucura foi modificando e mesmo ainda possuindo conceitos que fazem com que estes sejam excluídos mudanças positivas já aconteceram... algo está acontecendo e a tendência é a transformação de todo o significado de uma vivência.

Mudar a história não é fácil, o que é fácil é acreditar e ter o sonho de que um dia, viveremos em uma sociedade justa, onde os Direitos Humanos são preservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário