Psicologia

A psicologia sempre foi e sempre será uma das minhas grandes paixões.

Entrei no curso de psicologia de uma forma e saí completamente diferente. Muita coisa aconteceu durante os cinco anos composto por sala de aula, estágios, livros e mais livros. 

É muito interessante como cada mudança respeita os limites emocionais e físicos que temos, mesmo que neguemos isso o tempo todo. Muitas vezes queremos ir além, mas não entendemos que devemos respeitar o passo a passo de cada mudança.

Nossa mente se expande a medida em que adquirimos conhecimento e vivência. 

Entrei na Faculdade sem muito dos dois, e saí com muita coisa. 

Tive professores e frases que me marcaram durante estes anos. 

"Fazer psicologia é perder a ingenuidade na vida"

"Ser psicólogo significa falar de amor o tempo todo"

Entre tantas outras mais técnicas que não faria sentido compartilhar aqui. 

Durante a faculdade também descobri minha paixão pela área de saúde mental. Na época a Luta Antimanicominal estava em alta. Participei com a apresentação de um trabalho no Congresso comemorativo de 20 anos de Luta que aconteceu em Bauru e este foi um dos grandes marcos em minha vida.

Aquele foi o primeiro de muitos. Até em Congresso Internacional de Saúde Mental na Argentina participei e foi demais!

Realmente acredito que uma saúde humanizada para pacientes psiquiátricos é necessária e possível. 

Esta paixão me levou até a Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública da USP. Meu sonho era trabalhar na rede pública de saúde. Mas este sonho foi esmagado durante a especialização.

Foi muito doloroso, mas percebi que tinha uma visão ideológica e que poderia ajudar muito mais se estivesse fora desse mundo. 

Mas a Especialização foi muito útil. Aprendi muito e conheci pessoas que me acompanham até os dias de hoje.

É incrível o dom que tenho de carregar pessoas. Tenho amigos de todos os lugares por onde passei, desde escola, primeiro emprego, congressos. Carrego ex-namorados, ex-ficantes e tenho até uma amiga de auto-escola, acredite! rsrs

Em todo lugar reconheço pessoas especiais e fico muito feliz com essa capacidade de estabelecer relações. Aprendi a gostar e valorizar esta característica em mim.

Após a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, um ano inteirinho só de estágio para certificar de que seria capaz de colocar em prática tudo o que havia aprendido nos anos anteriores veio a formação e o rompimento de um vínculo único.

Uma nova etapa estava por vir e estava otimista, segura e ansiosa. Nunca tive medo de ser psicóloga. Muitas pessoas que se formaram comigo não foram direto para a clínica por medo de não saber lidar com certos sentimentos, mas eu sempre aprendi mais na prática do que na teoria. Sou aquele tipo de pessoa que nem consegue ouvir direito instruções por conta da ansiedade de começar logo a fazer. 

E minha vida na clínica foi um sucesso. Comecei sublocando uma sala, depois aluguei uma sala em sociedade com duas amigas que se formaram comigo, anos depois alugamos um espaço com duas salas e em 2014 finalmente temos um espaço onde cada uma tem sua sala.

Cada um destes passos foi importante para minha maturidade profissional e pessoal. 

Sou psicóloga de coração e alma e acredito nesta profissão linda! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário